As redes de computadores e a Internet revolucionaram como as empresas e as pessoas se comunicam, trabalham e também se divertem. No entanto, com o aumento da conectividade, também aumentaram os riscos de segurança cibernética, como ataques de hackers, malwares e roubo de dados. É por isso que as tecnologias de segurança como o ZIA e ZPA se tornaram cada vez mais essenciais para a proteção de redes e dados.
ZIA e ZPA – O que são?
O ZIA (Zscaler Internet Access) é uma abordagem de segurança que impede automaticamente o acesso à Internet para qualquer usuário, dispositivo ou aplicativo que não seja confiável.
Já o ZPA (Zscaler Private Access) é uma abordagem semelhante que aplica o mesmo princípio de confiança zero às conexões de rede privadas.
Ambas as tecnologias são baseadas no princípio de “confiança zero”, que significa que nenhuma solicitação de acesso é automaticamente confiável. O ZIA e o ZPA usam uma combinação de tecnologias, como autenticação multifator, criptografia e verificação de segurança em tempo real para garantir que apenas usuários e dispositivos confiáveis, tenham acesso a recursos na Internet e a aplicativos e recursos na rede corporativa, respectivamente.
Como funcionam?
O ZIA e o ZPA funcionam de forma semelhante. Quando um usuário tenta acessar um recurso, seja na Internet ou na rede corporativa, o ZIA ou o ZPA verifica automaticamente a identidade e o estado de segurança do usuário e do dispositivo, antes de conceder o acesso. Se o usuário ou o dispositivo não for considerado confiável, o acesso é negado e ele precisará passar por uma verificação de segurança antes de tentar novamente.
Qual a diferença?
O ZIA é focado na segurança da Internet, protegendo os usuários e dispositivos da empresa contra ameaças cibernéticas enquanto navegam na Internet. Ao realizar pesquisas na Internet, o usuário pode usar o navegador com o ZIA, habilitado para garantir que ele esteja protegido contra ameaças cibernéticas enquanto realiza sua pesquisa. O ZIA pode bloquear sites maliciosos, detectar ameaças cibernéticas e fornecer relatórios detalhados sobre o uso da Internet dentro da empresa.
Por outro lado, o ZPA é focado na segurança da rede corporativa, permitindo que usuários remotos acessem recursos na rede de forma segura, independentemente de onde estejam localizados. Por exemplo, se um colaborador precisa acessar um servidor de arquivos da empresa enquanto trabalha em casa, ele pode usar o ZPA para estabelecer uma conexão segura com o servidor, sem comprometer a segurança da rede. O ZPA pode autenticar usuários e dispositivos, permitir o acesso apenas aos recursos apropriados e fornecer relatórios detalhados sobre o acesso remoto.
O ZPA serve para conectar usuários aos aplicativos internos de uma empresa, já o Zscaler Internet Access (ZIA) é utilizado para conectar usuários a aplicativos públicos na Internet.
Em ambos os casos, eles fornecem uma camada adicional de segurança para as empresas, protegendo seus usuários e recursos contra ameaças cibernéticas internas e externas.
Vantagens e benefícios destas tecnologias:
- Proteção contra ameaças cibernéticas essenciais para proteger redes e dados contra ameaças cibernéticas, como ataques de hackers, malware e roubo de dados;
- Controle granular de acesso, permitindo que apenas usuários e dispositivos confiáveis tenham acesso a recursos na rede e na Internet;
- Maior visibilidade e monitoramento de todos os dispositivos e usuários que acessam a rede corporativa e a Internet;
- Acesso remoto seguro que permite que os usuários acessem recursos na rede corporativa de forma segura, independentemente de onde estejam localizados;
- Redução de custos de segurança cibernética, eliminando a necessidade de firewalls e VPNs tradicionais;
- Facilidade de implantação já que não requer hardware ou atualizações.
As tecnologias de segurança como o ZIA e o ZPA, são essenciais para proteger as redes e dados das empresas contra ameaças cibernéticas cada vez mais sofisticadas.
Ao adotar essas tecnologias, as empresas podem reduzir significativamente os riscos à segurança. Além disso, elas oferecem uma série de benefícios, como mencionamos.
Tecnologias como essas, estão fazendo a diferença quando o objetivo é proteger ambientes corporativos. Elas ajudam a manter as redes e dados das empresas seguros em um mundo cada vez mais conectado.