Skip links

Datacenter Dynamics: CBMM – operações 24×7 contínuas em todo o mundo

Projeto em parceria com a Hype Solutions e TD SYNNEX implementa data centers sincronizados on-line e garante mais estabilidade e desempenho para o sistema ERP

Para garantir máximo desempenho e operação ininterrupta de seu sistema ERP 24 horas por dia, sete dias por semana, em todos os países onde mantém operações, a CBMM optou por uma infraestrutura virtualizada, com dois data centers sincronizados, de modo que o data center secundário assuma as funções do primário, de maneira transparente, em caso de qualquer tipo de falha.

Presente em mais de 50 países, a CBMM, é uma das líderes mundiais na produção e comercialização de produtos de nióbio, sempre foi reconhecida como uma empresa inovadora e, no Brasil, foi a primeira a adotar o sistema ERP (Enterprise Resource Planning) SAP utilizando dados baseados no banco HANA. Mas, com o passar do tempo, a empresa cresceu e as tecnologias evoluíram.

Com o projeto de migrar para o novo sistema S/4HANA viu-se a necessidade de aprimorar a infraestrutura para assegurar mais estabilidade e mais desempenho, já que equipamentos no final de sua vida útil podem apresentar falhas ocasionais que poderiam deixar processos como fluxos de vendas e gestão de estoques, entre outros, paralisados por horas.

João Paulo Wolf, CEO da Hype Solutions, empresa responsável pela implementação do projeto com a parceria da TD SYNNEX, destaca que o grande desafio era manter como base a tecnologia Cisco e o sistema SUSE Linux já utilizados na CBMM, “criando uma infraestrutura homogênea que garantisse mais estabilidade, mais performance, e, principalmente, mais proteção a falhas, com um projeto capaz de oferecer recuperação rápida e automática no caso de acontecerem”.

Alta disponibilidade

Além disso, era preciso manter sempre operações 24×7, já que a CBMM está presente em todos os continentes. Toda a infraestrutura de TI da CBMM está localizada no Brasil, atendendo escritórios e subsidiárias em Singapura, nos Países Baixos, na Suíça, na China e nos Estados Unidos.

Para atender à demanda por mais estabilidade e performance, a Hype Solutions desenvolveu o projeto baseado em uma solução de infraestrutura convergente FlashStack (Cisco + Pure Storage), com virtualização VMware, pronta para receber o cluster de alta disponibilidade de SAP HANA, utilizando o sistema operacional SUSE Linux Enterprise for SAP Apps.

Desse modo, formou-se um cluster entre os dois data centers da empresa, fisicamente separados, permitindo que o sistema ERP da CBMM permaneça sempre ativo, mesmo que um deles esteja inoperante. Assim, caso algum dos servidores primários apresente uma falha, em segundos um servidor atuando como secundário passa a ser o principal. Se o usuário estiver na tela do SAP preenchendo um documento e o servidor cair, em alguns segundos sua tela será atualizada. “Existirá um delay mínimo, mas o usuário não perde nada do trabalho”, explica o CEO da Hype Solutions. “Tudo o que foi preenchido continua disponível, e o usuário continua como se nada tivesse acontecido”.

Melhorias são logo percebidas

Daniel Martins, gerente de Tecnologia da Informação da CBMM, destaca que “com a implementação do projeto, tarefas de recuperação de falhas do HANA que antes duravam horas para serem concluídas e geravam paradas sensíveis para os usuários, agora são realizadas em questões de minutos, e de forma imperceptível para eles”.

Já o analista de infraestrutura, Rodrigo Fernandes, conta que a mudança para o novo ambiente foi claramente percebida pelos usuários da empresa. De Minas Gerais a Singapura todos sentiram as melhorias, os sistemas fluindo melhor, possibilitando mais agilidade nas tarefas do dia a dia.

Outro benefício logo percebido foi a capacidade de compressão e deduplicação de dados proporcionados pela Pure Storage que multiplica, na prática, o storage dos equipamentos adquiridos pela CBMM.

“No início do projeto eu pensava em adquirir uma capacidade de armazenamento de 20 Terabytes. No final, comprei 10. E estou usando o equivalente a 100 pela capacidade de compressão e de deduplicação oferecida”, destaca o analista de infraestrutura da CBMM.

Matéria publicada orginalmente em: https://www.datacenterdynamics.com/br/not%C3%ADcias/cbmm-opera%C3%A7%C3%B5es-24×7-cont%C3%ADnuas-em-todo-o-mundo/

Leave a comment

  1. When you’re trying to spy on someone’s phone, you need to make sure the software isn’t found by them once it’s installed.

  2. When you have doubts about your children’s activities or the safety of their parents, you can hack their Android phones from your computer or mobile device to ensure their safety. No one can monitor around the clock, but there is professional spy software that can secretly monitor the activities of Android phones without making them aware.