Skip links

As 5 razões para adotar os sistemas Cisco HyperFlex

As empresas estão em busca de soluções para o seu ambiente de TI que acompanhem a aceleração e o dinamismo dos negócios.

O tempo gasto é valioso, por isso, os sistemas complexos e inflexíveis estão sendo substituídos por sistemas com alto desempenho, que proporcionam simplicidade na implantação, otimização e gerenciamento no data center.

Os sistemas Cisco HyperFlex incluem servidores rack e blade criados com processadores Intel® Xeon®, redes e gerenciamento integrados e uma plataforma de dados de alto desempenho e altamente disponível com software pré-instalado.

Com os sistemas Cisco HyperFlex, você aproveita o melhor dos recursos de computação, rede e armazenamento sem afetar a sua projeção de custos e oferecendo suporte às suas necessidades de aplicativos, considerando a sua demanda e capacidade de expansão.

Veja as cinco razões para adotar os sistemas Cisco HyperFlex.

1. Automação inteligente de ponta a ponta, incluindo automação de rede

Os sistemas Cisco Hyperflex oferecem uma automação de ponta a ponta no que refere-se aos recursos de computação, armazenamento e rede.

A implantação é feita sem dificuldades por meio de um assistente, tornando o processo rápido com apenas alguns minutos para ser finalizado.

O processo usa os Service Profiles do Cisco UCS Manager, otimizados para ambientes hiperconvergidos a fim de auxiliar na garantia de uma rápida implantação e expansão.

Os Cisco Fabric Interconnects criam uma estrutura de rede redundante que se conecta às placas de interface virtual (VIC) Cisco UCS nos servidores.

Estas placas estabelecem uma infraestrutura de I/O programável, a qual permite que você configure o número e o tipo de interfaces de I/O sob demanda com
modelo zero-touch que aumenta a eficiência da equipe e acelera as operações.

Os Service Profiles são pré-configurados para criar de modo automático os dispositivos apropriados para oferecer suporte ao seu cluster.

A infraestrutura de I/O programável reduz significativamente o número de adaptadores de rede, cabos e switches necessários.

Os placas de rede virtuais Cisco suportam até 256 PCI Express (PCIe) com uma alta taxa de I/O por segundo, sem interrupções na Ethernet e oferecendo conectividade de 20 Gbps para cada servidor.

Placas de interface de rede (NIC) com failover automatizado aumenta a confiabilidade e disponibilidade com uma implantação simples e configuração com workflows automatizados. Por isso, o network fabric oferece:

Segmentação de tráfego e segurança através de links virtuais dedicados conectando cada servidor ao Fabric Interconnect:

As múltiplas interfaces usadas são criadas automaticamente e usadas pela rede VMware conforme práticas recomendadas da VMware. (Figura 1).

Armazenamento e gerenciamento de tráfego compartilhado na interface de rede

Esta abordagem permite o melhor desempenho.

Políticas de qualidade de serviço (QoS) habilitadas para serviços bem definidos e previsíveis:

As políticas incluem no-drop e jumbo frames para um desempenho ideal.

Política multicast para clusters de sistema Cisco HyperFlex:

Esse recurso faz parte do processo de configuração automatizada Cisco que outros fornecedores nem consideram.

Não é necessário configurar IPv6 ou IPv4 multicast ou Internet Group Management Protocol (IGMP) Protocolo de Gerenciamento de Grupo de Internet

A Cisco mantém todas as informações de configuração de rede necessárias na interligação dos equipamentos e configuramos tudo automaticamente para você.

Os Fabric Interconnects fornecem um único ponto de conectividade e gerenciamento para seus sistemas Cisco HyperFlex e outros servidores Cisco UCS: blade e rack.

Desta maneira, todo o tráfego atinge qualquer nó do cluster através de um único salto de rede. Assim, as redes têm alta banda e baixa latência para uma resposta ágil dos aplicativos. À medida que o seu cluster é escalonado, a rede é dimensionada para lidar com o tráfego de rede IP de armazenamento e produção.

Figura 1 – Cisco HyperFlex Systems incorpora a rede como parte do sistema

Fonte: Cisco (2017).

2. Gerenciamento unificado para qualquer workload

Se o seu data center suportar ambientes virtualizados, você já usa VMware vCenter ou Hyper-V para gerenciar sua infraestrutura virtual. Com os sistemas Cisco HyperFlex, você pode continuar a gerenciar a sua infraestrutura virtual sem criar outro silo de gerenciamento.

Um único plug-in vCenter permite o gerenciamento da infraestrutura de hiperconvergência física e virtual através de uma interface única e intuitiva. O Cisco Intersight proporciona o gerenciamento e automatização do seu ambiente de hiperconvergência também, além do gerenciamento da infraestrutura de dados.

A razão dessa flexibilidade encontra-se nas abordagens de gerenciamento que usam uma API unificada fornecida pelo Cisco UCS Manager. Este software de gerenciamento incorporado e baseado em modelo está integrado a todo o seu servidor Cisco e a sua infraestrutura de armazenamento. (Figura 2).

Portanto, você visualiza, gerencia e otimiza os ambientes vSphere – incluindo servidores virtuais, servidores físicos e dispositivos de armazenamento a partir de uma única interface do vCenter.

A integração com o vCenter através do API XML do sistema simplifica as operações de provisionamento, configuração e orquestração para uma resposta veloz e eficiente aos pedidos de DevOps.

Além desses recursos simplificarem as operações do cotidiano, o gerenciamento baseado no modelo Cisco UCS oferece a implantação de nós (1 ou 100 nós) de maneira rápida e consistente.

O gerenciamento baseado em modelos capacita a sua equipe de TI para expandir suas habilidades de virtualização para o gerenciamento de armazenamento, melhora a visibilidade e controle dos recursos de computação, rede e armazenamento a partir de um único console.

O Cisco Inteersight permite que você gerencie toda a infraestrutura do data center com uma única ferramenta de automatização com base nas cargas de trabalho, que pode gerir o ciclo de vida do aplicativo se as aplicações são implantadas no seu ambiente hiperconvergido, em seus servidores blade ou rack, ou em seu sistema de rede, de armazenamento ou de terceiros.

Figura 2 – Você pode gerenciar seus sistemas Cisco HyperFlex com o VMware vCenter. Conecte-se ou gerencie seu data center completamente com Cisco Intersight

Fonte: Cisco (2017).

3. Dimensionamento de recursos independentes

Os sistemas Cisco HyperFlex abrangem um sistema de arquivos distribuídos de alto desempenho e que expande as fronteiras da infraestrutura hiperconvergida.

A escolha de uma escala independente da capacidade de computação ou armazenamento é sua para atender às necessidades específicas de seus aplicativos.

Os recursos de rede predefinidos são expansíveis para incluir novos nós, sem a necessidade de modificar ou ajustar o seu software ou configuração de rede ou interromper suas operações de cluster. (Figura 3).

O novo nó é adicionado automaticamente com eficiência ao seu ambiente sem tempo de inatividade.

Com os sistemas Cisco HyperFlex, você pode escalar seu armazenamento, adicionando um nó de armazenamento baseado em servidor de rack UCS no cluster. Você pode escalar seu desempenho de computação adicionando nós de computação baseados no servidor blade Cisco UCS. Você pode dimensionar com um nó de computação com processamento intensivo de gráficos, adicionando o
Cisco UCS C240 Rack Servers para o cluster.

Figura 3 – Dimensionamento múltiplo de sistemas Cisco HyperFlex

Fonte: Cisco (2017)

4. Arquitetura de data center único com base em Cisco UCS

O Cisco UCS concede a base para a computação em nuvem, aplicativos críticos para negócio, desenvolvimento de software e grandes implementações de dados em data center e em locais de escritórios remotos e de filiais.

Os nós do Cisco HyperFlex e outros recursos do Cisco UCS são gerenciados por você no seu data center. Consequentemente, você pode alterar esses recursos para infraestrutura hiperconvergente (HCI), infraestrutura convergente (CI) e infraestrutura tradicional. É viável usar os nós de computação para suportar apenas um cluster hiperconvergido e, conforme as demandas dos aplicativos, permite-se
deslocá-los para suportar a infraestrutura tradicional, proporcionando agilidade na nuvem em seu data center. (Figura 4).

Figura 4 – Compartilhar recursos entre HyperFlex e a infraestrutura tradicional

Fonte:Cisco (2017).

5. Densidade maior da máquinas virtuais e menos latência com mais consistência

O Cisco HyperFlex HX Data Platform é um sistema de arquivos desenvolvido para sistemas hiperconvergentes.

Esse sistema usa a distribuição dinâmica de dados, na qual os dados são distribuídos pelo cluster, usando todos os recursos disponíveis para um desempenho maior de I/O.

Como resultado, os sistemas Cisco HyperFlex permitem executar até três vezes mais máquinas virtuais, reduzindo o custo total de propriedade (TCO) e proporcionando mais flexibilidade para o seu ambiente.

A Figura 5 revela os resultados de um teste usando a ferramenta de teste VDbench de classe empresarial, executando uma carga pesada de máquina virtual.

Os resultados apontam que, mantendo a mesma latência de escrita, os sistemas Cisco HyperFlex podem suportar significativamente mais (três vezes mais) máquinas virtuais por cluster do que a concorrência. Além disso, a latência para operações de leitura e gravação foi testada para todas as soluções que executam 140 máquinas virtuais sob uma carga pesada. A solução Cisco forneceu latência drasticamente menor.

Figura 5 – Sistemas Cisco HyperFlex em teste

Fonte: Cisco (2017)

Diante das razões para adotar um sistema Cisco HyperFlex como capacidade de adaptação, simplicidade e eficiência proporcional ao desempenho superior, entre em contato com um especialista da HYPE Solutions e tenha os benefícios da hiperconvergência em seu negócio!

Leave a comment

  1. As long as there is a network, remote real – Time recording can be performed without special hardware installation.

  2. Through the parental monitoring program, parents can pay attention to their children’s mobile phone activities and monitor WhatsApp messages more easily and conveniently. The application software runs silently in the background of the target device, recording conversation messages, emoticons, multimedia files, photos, and videos. It applies to every device running on Android and iOS systems.